Vendedores de Bitcoin falsos roubam perto de $500K das vítimas

Como o preço do bitcoin continua a aumentar, abundam os golpistas e vigaristas. Estar vigilante torna-se cada vez mais importante.

Dois suspeitos foram acusados de roubar quase 500.000 dólares de vítimas insuspeitas em transações fraudulentas de bitcoin em Hong Kong.

Fingir até roubar

De acordo com um relatório do South China Morning Post na terça-feira (23 de março de 2021), as vítimas, com 33 e 31 anos de idade, foram enganadas por dois vigaristas em uma falsa transação de bitcoin. Os reclusos que posaram como vendedores de bitcoin conseguiram roubar HK$3,85 milhões ($495.650) das vítimas.

As vítimas, que trabalham em uma empresa de câmbio de dinheiro, foram a uma loja em Tin Hau para comprar o bitcoin com o dinheiro. Enquanto isso, um intermediário cuja identidade não foi revelada conectou os compradores com os vendedores de bitcoin falsos.

Depois de entregar o dinheiro aos fraudadores, um dos vigaristas deixou a loja com os fundos, fingindo realizar alguns trâmites relativos à transação. Uma fonte policial que falou sobre o modo de operação disse:

„O dinheiro foi contado na loja, antes que um dos dois ‚vendedores‘ deixasse a loja com o dinheiro para realizar algum procedimento documental“.

Entretanto, os compradores começaram a suspeitar de crime quando o vendedor ausente não voltou após um longo tempo. Enquanto os compradores tentavam encontrar o vendedor com o dinheiro, o restante do fraudador tentava fugir quando as vítimas ameaçavam denunciar o caso à polícia.

Após uma breve perseguição, o falso vendedor de moedas foi pego e entregue às autoridades policiais. Embora o suspeito esteja sob custódia policial sendo interrogado, seu colega que desapareceu com o dinheiro permanece em liberdade.

Os golpistas de Bitcoin no Prowl

Com o bitcoin ganhando mais popularidade e crescendo em valor, os golpistas procuram maneiras de enganar as vítimas insuspeitas. Somente em Hong Kong, houve diferentes relatos de pessoas que foram vítimas de fraudes.

Como foi relatado anteriormente pela CryptoPotato em janeiro de 2021, uma gangue de ladrões roubou cerca de 450.000 dólares de uma mulher em Hong Kong em knifepoint. No início do mesmo mês, um homem foi vítima de ladrões que lhe roubaram HK$3 milhões depois de ter sido enganado para vender suas moedas.

Além das operações de roubo que acontecem em Hong Kong, os golpistas empregam outros métodos. Em janeiro, os golpistas estavam vendendo a vacina COVID-19 na teia escura, solicitando aos compradores que pagassem até $1.000 em BTC por uma única dose.